Sesimbra celebra 2015 no fundo do oceano

Um grupo de mergulhadores vai voltar a passar o ano no fundo da Baía de Sesimbra, reavivando uma tradição iniciada em 2006, para dar a conhecer um dos considerados melhores destinos da Europa para a prática do mergulho.

Caso as condições climatéricas o permitam, a actividade terá lugar em frente à Praia da Califórnia, local de boa visibilidade para o público presente, adianta a autarquia sesimbrense em comunicado enviado.

Os participantes sairam de barco do Porto de Abrigo pouco antes da meia noite e dirigem-se à zona devidamente delimitada para entrarem na água e desenharem um peixe, com luzes.

Se as condições do mar forem adversas, a actividade passará para a Praia do Ouro ou para a zona do Porto de Abrigo, onde a visibilidade não será a mesma, mas a segurança dos mergulhadores será garantida, informa a autarquia no mesmo comunicado.

Neste momento está confirmada a presença de mais de duas dezena de mergulhadores, mas espera-se que, até à data, surjam mais inscrições, o que permitirá que a coreografia subaquática se torne mais interessante.

O Réveillon Sub de Sesimbra surgiu em 2006, quando um grupo de mergulhadores decidiu passar a meia noite de dia 31 de Dezembro debaixo de água. A iniciativa foi um sucesso e teve direito a notícia num canal de televisão, o que fez com que no ano seguinte se juntassem mais de uma centena de participantes em Sesimbra para, às 12 badaladas, desenharem, com luz, o número 2008 no fundo do mar. Nos anos seguintes a iniciativa repetiu-se, mas, devido à condições meteorológicas adversas, tem perdido preponderância.

Este ano a organização espera que o tempo ajude os mergulhadores e que a originalidade desta ação, aliada ao convívio entre um conjunto de pessoas que têm em comum a paixão pelo mergulho, possa resultar novamente numa grande festa.

28 de Dezembro de 2014 às 12:26

Os comentários estão fechados